sábado, 10 de novembro de 2007

Crónica

Posso caracterizar "O Segredo", de título original "The Secret", escrito por Rhonda Byrne, como um livro motivante, intrigante, misterioso, mas acima de tudo, muito interessante. Quando observei a acapa do livro, pensei que talvez fosse de uma história de um casal, que soubesse um segredo, e que não pudesse revelá-lo, enfim, uma hostória "normal".
Mas no desenrolar da minha leitura dessa suposta história "normal", apercebi-me que estava com uma ideia completamente errada do livro.
"O Segredo", é talvez demasiado emocionante, não por conter histórias policiais, ou momentos de suspense, que não é o caso, mas sim por não ser o que eu esperava. Afinal, o famoso "Segredo" é um aspecto psicológico, é uma dica para transformarmos os nossos pensamentos positivos, em incentivos para conseguirmos o que queremos sem prejudicar os outros.
Quando me apercebi que o Segredo era tão simples, estranhei, voltei três páginas atrás, e reli. Verifiquei que o Segredo era mesmo aquilo. Continuei a ler.
Reconheço que ao perceber que não era uma história "normal", me desmotivei na sua leitura, mas o meu interesse rapidamente voltou, quando o verdadeiro significado do Segredo começou a fazer sentido "dentro de mim".
Concluída a minha leitura, insconscientemente passei a usar o Segredo no meu dia-a-dia.
Se mais pessoas soubessem este famoso Segredo, poderiam obter tudo o que tanto desejam, sem "pisar" ninguém.
A todos os que apreciam uma boa leitura, muito interessante e fora do normal, aconselho "O Segredo".

1 comentário:

Paulo Henriques disse...

Uma crónica algo aproximada a uma verdadeira "crónica". Um bom discurso na 1ª pessoa, apesar de algumas vezes utilizar o discurso na 1ª pessoa do plural. Com a sua critica ao livro "O Segredo", com certeza que motivou muitos outros leitores. Com certeza o professor de Lingua Portuguesa fará uma boa apreciação à sua crónica.

Um grande beijo
Paulo Henriques